terça-feira, 13 de agosto de 2013

QUANDO HOUVER UNIDADE DE FATO!




“para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste”. João 17:21

            É interessante que o versículo acima citado Jesus compara a unidade do Corpo com a unidade da Trindade. Devemos ser um com o irmão como Cristo é um com Deus Pai, a unidade não é uma possibilidade, a unidade é uma ordenança. E qual o fruto dessa unidade? A crença do mundo em Jesus Cristo.
            É triste percebermos que os cristãos não têm mais o desejo de viverem a unidade dita por Cristo. Vivemos em uma sociedade isolacionista, onde as pessoas só querem cuidar dos seus próprios afazeres e manterem-se livres da presença de outros. A sociedade pós-moderna faz com que os interesses pessoais estejam em primeiro lugar, aliás, em único lugar. Já não há espaço para nos envolvermos com os sentimentos dos outros, já não temos “tempo” para esse tipo de coisa.
            É notório a nossa falta de interesse em momentos de comunhão uns com os outros. Nossa lista de desculpas é gigantesca e, na frente das desculpas sempre estará o “eu”. (eu não tenho tempo, eu não gosto de intimidade, eu não me dou bem com algumas pessoas, eu tenho mais o que fazer). Eu não sei quais são as suas desculpas, eu sei quais são as minhas.
            É possível mudar! Sim, isso mesmo, nós podemos obedecer ao que Cristo pediu, podemos ser usados para que a nossa unidade traga outros ao conhecimento do nosso Senhor Jesus. Podemos deixar o eu de lado, podemos nos importar mais com os outros, podemos negligenciar coisas fúteis em troca de um momento de comunhão. Podemos! Basta querermos.
            É poderoso o ensinamento do bom samaritano. Ele tinha todas as desculpas para não se importar com o moribundo a beira da estrada, pois ele estava em uma viagem, provavelmente de negócios. Isso era muito importante para ele, mas ele fez questão de “gastar tempo com outra pessoa”, enquanto os religiosos da época deram prioridade aos seus próprios interesses.
É linda a narrativa que está em Atos 2 sobre a primeira igreja, lá diz que eles viviam todos juntos, tinham tudo em comum, compartilhavam o pão de casa em casa e se reuniam no templo, para ser mais enfático o verso 42 diz que eles se dedicavam à comunhão. Que bênção! Eles perceberam a importância de estarem unidos, eles entenderam que o plano de Jesus é esse, e que só assim o mundo crerá que Ele é o Cristo.
Pr. Edilson Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário