sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Sal e Fogo Para o Sacrifício



“onde o verme não morre, e o fogo não se apaga. Cada um será salgado com fogo. O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros”.
Mc 9:48-50
            Quando lemos rapidamente o texto de Marcos 9:43-50 não percebemos a mudança rápida de assunto que o autor nos traz. Do versículo 43 ao 48 Jesus está referindo-se aos homens que não o conhecerão e que pelas obras más terão o inferno como parte na sua eternidade. Já nos versículos 49 e 50 Jesus muda de assunto rapidamente. Agora a ênfase está sobre os homens que o conhecerão, e tornar-se-ão seus discípulos. No primeiro grupo (os que não o conhecerão) a ênfase está no fogo e no verme, referência ao Inferno onde os incrédulos sofreram por toda a eternidade, já no segundo grupo (os que o conhecerão) a ênfase está no fogo e no sal. Essa expressão sal e fogo é uma alusão ao sacrifício oferecido ao Senhor no Antigo Testamento: “Temperem com sal todas as suas ofertas de cereal ao sal. Não excluam de suas ofertas de cereal o sal da aliança do seu Deus”... Lv 2:13. A ideia que Cristo está querendo ensinar aos seus seguidores é que eles serão oferecidos como sacrifício ao Senhor e que suas vidas devem ser esse sacrifício. O fogo aqui citado por Jesus é uma metáfora das “provações” que seus discípulos devem passar enquanto vivem nesse mundo. Aqueles que acham que servir a Deus é sinônimo de uma vida farta e sem dificuldades certamente nunca se depararam com alguns ensinamentos da Bíblia. Paulo em Rm 12 convida os cristãos a oferecerem a Deus suas vidas como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, ou seja, é preciso ter a intenção no coração do discípulo de Cristo servi-Lo em face as adversidade. Você discípulo de Cristo está pronto para servi-Lo nessas situações?
            Hoje o mundo moderno quer nos assegurar que de alguma maneira podemos viver uma vida justa e piedosa como discípulos e ainda assim participarmos dos prazeres desse mundo sem Deus o que é uma inverdade, O sal simboliza a pureza e a santificação que devemos oferecer ao Senhor como oferta agradável a Ele.
                                               Pr. Edilson Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário