quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Andando com Amigos na Fé.


“Saí de noite com alguns dos meus amigos”. Ne 2:12
                       
            Neemias havia feito uma grande viagem até Jerusalém. A distância era em torno de 1.600 Km e sua viagem deve ter sido de 15 dias. O Versículo 11 diz que Neemias permaneceu ali por três dias (provavelmente três dias de descanso e de organização do novo lar). O texto também deixa entender que Neemias nesse período está junto com os amigos e é com esses amigos que eles sai a noite para andar pelo muro e ver o estado em que ele se encontra. Contudo, Neemias não diz ainda para seus amigos qual o intento do seu coração, simplesmente convida seus amigos para que fossem junto com ele. Depois de olharem a situação do muro, Neemias então convoca seus amigos para ajudá-lo na obra de reconstrução do muro e seus amigos aceitam apoiá-lo nessa tarefa.
            Gostaria de olhar para esse texto hoje e pensar um pouco sobre a importância de termos “amigos”. Neemias ao chegar em Jerusalém procura seus amigos, pois eles é que poderiam ajudá-lo, recepcioná-lo, conceder descanso a ele e dar suporte ao seu objetivo de reconstruir os muros de Jerusalém.
            Você tem amigos? Não estou me referindo a colegas e nem conhecidos. Estou me referindo a AMIGOS: “pessoas que você confia”. Amigos são aqueles que você tem liberdade para abrir o coração; amigos são aqueles que podem ouvir seus desabafos; amigos são àqueles que podem te auxiliar nas suas dificuldades, etc.
            Esses amigos também não podem ser amigos ímpios (amigos que não são convertidos ao evangelho), pois esses embora sejam bons amigos, são pessoas sem discernimento espiritual e não têm capacidade de orientar e nem ajudar ninguém espiritualmente.
            Paulo chama Tito, Epafrodito e Lucas de amigo, certamente esses eram homens com quem Paulo podia abrir o coração, revelar seus temores, dividir suas preocupações e se alegrar pelas bênçãos de Deus sobre sua vida.
            A Bíblia muitas vezes ensina a importância de não estar só, por isso a necessidade de andarmos juntos com um amigo de fé. Pense nisso, escolha entre os irmãos da igreja alguém para ser seu amigo(a) para compartilhar suas necessidades na caminhada com Cristo.                                 

Pr. Edilson Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário