sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Somente Pela Fé

“Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça". Rm 4:16

O monge Lutero tinha sua crença fundamentada nos ensinamentos das tradições cristãs da época. E como todo cristão daquela época vivia sob o jugo do medo e da prisão criada pela acusação da consciência, por causa da vida de pecado que tinham, além disso o ensino da igreja fomentava ainda mais essa situação de acusação, ensinando que Deus puni sem misericórdia o pecador.  A ênfase da pregação cristã daquela época era para trazer pavor aos cristãos, e a solução oferecida, para se livrar do castigo divino era a compra de indulgências. Tetzel o maior negociante de indulgências da igreja proclamava por onde andava que as indulgências que ele vendia “deixa o pecador mais limpo do que quando saíra do batismo” ou “mais limpo que Adão antes de cair em pecado”, afirmava também que “a cruz do vendedor de indulgências tinha tanto poder como a cruz de Cristo”. Assim, com um ensino acusatório e uma saída única através da indulgência, a igreja mantinha as benesses do dinheiro do povo e, foi assim que a Igreja conseguiu na época alavancar as construções da Basílica de São Pedro em Roma.
Os cristãos também criam ser necessário comprar indulgências para seus parentes que jaziam mortos. Tetzel dizia: “tão pronto a moeda caísse no cofre, a alma saía do purgatório”.
Foi num encontro com a Palavra de Deus que Lutero percebeu que todos aqueles ensinos tradicionais não faziam sentido algum, ao ler em Rm 1.17 que o justo viverá pela fé, compreendeu que a fé é o vínculo que Deus requer dos seus filhos, entendeu então que sacrifícios pessoais (promessas, votos e penitências) não servem para “comprar o favor de Deus”, pois o favor de Deus para os “crentes” já foi dado em Jesus, e somente a fé pode nos fazer “tomar posse” de tal favor. Por isso Lutero começou a ensinar que a justiça que o homem pode ter diante de Deus é obtida pela fé no sacrifício de Jesus e em nenhum outro lugar. Como diz a Bíblia só há uma maneira de agradar a Deus: “Sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11.6.

Se você ainda tem tentado agradar e/ou alcançar o favor e/ou a comunhão com Deus por meio dos seus atos de bondade, promessas, sacrifícios vazios, etc. saiba que Deus está disponível, ou seja, ao alcance de todos aqueles que o procurarem através da fé Nele, por meio de Jesus Cristo seu único filho. Volte-se agora mesmo para Ele em fé.
Pr. Edilson Nunes

Um comentário:

  1. A Tiny Gemstone Mice Tray - Tiny Gemstone Mice Tray.
    Tiny Gemstone titanium scissors Mice Tray for your Smartphone. iron titanium Tiny titanium nose stud Gemstone Mice Tray for Smartphone. Features of titanium meaning Tiny ford ecosport titanium Gemstone Mice Tray. Brand: Tiny-Jelly.$8.99 · ‎In stock

    ResponderExcluir